quinta-feira, 10 de novembro de 2016

A Importância de Ter Uma Poupança Reserva na Minha e na sua Vida! O Perigo do Desemprego!

Saudações!

Resultado de imagem para poupança

Sempre falamos aqui na blogosfera das economias da importância de poupar dinheiro sempre.
Por mais que os haters venham dizer que temos que viver carpen dien e o resto que se dane, eu nunca pensei assim.

Já mencionei aqui que trabalho em uma empresa terceirizada da prefeitura da minha cidade, neste ano eu comecei a juntar mais dinheiro do que o normal, pois senti que algo ruim estava para acontecer, sempre temos que dar ouvidos aos nossos pressentimentos, pois dito e feito.

Devido as eleições municipais, a atual gestão do governo que trabalho perdeu, então é quase que certo que o contrato vinculado com a empresa que trabalho seja quebrado e isso resulta para mim na palavra mais temida de minha vida, que é: Desemprego.

Resultado de imagem para desemprego

Lembro que no início do ano um colega meu bonobo queria me vender um carro a qualquer custo, até que estava barato e era um carro interessante, ele queria vender o dele e comprar um mais moderno e foda para mostrar como ele era o bonzão mesmo sendo mais um terceirizado escravo. Lembro até hoje que falei para ele:

- Cara, não vou comprar teu carro porque este ano vamos ter eleições então vou guardar todo o dinheiro possível caso a atual administração perca e recomendo que você faça o mesmo, pois não é certo que você vai ter trabalho ano que vem e depois terá que vender o carro novo para quitar as dívidas.

Adivinhem o que ele fez?
Sim, vendeu o carro, comprou um novo caríssimo e tem uma bíblia de boletos para pagar as prestações do sonhado carrão.
Mas só esta cagada de bonobismo não foi suficiente para ele, durante as eleições ele tirou férias e foi para uma praia paradisíaca do nordeste, ou seja gastou mais dinheiro que não tinha, simplesmente se afundou em dívidas. O melhor de tudo foi que ele chegou de viagem um dia antes da derrota do nosso governo empregador nas eleições. No domingo após as 18 horas já sabíamos que tínhamos perdido e fui dar uma volta com minha namorada na cidade para ver como estava o clima, passei em um posto de gasolina e encontrei meu colega bonobo com cara de choro, bêbado e blasfemando contra a vida.
Chorar depois não adianta, era só ter guardado o dinheiro, caso o governo ganhasse ele compraria o carro e tiraria férias, caso o governo perdesse ele teria uma boa grana de reserva e ficaria tranquilo até arranjar outro emprego.

Então eu posso perder meu trabalho em janeiro de 2017, mas eu me preparei, tenho na poupança a quantia necessária para eu viver sem trabalhar e sem perder meu padrão de vida por 1 ano completo, é claro que antes do final desse um ano eu já estarei trabalhando em outro lugar, mas posso ficar bem durante um ano só com a reserva que fiz na poupança.
Daí você vai me dizer: "Porque guardar dinheiro na poupança mimimi? tem outros investimentos mais lucrativos mimimi?"
Calma pessoal, esse dinheiro(ou o que sobrar dele) assim que eu começar a trabalhar vai ser investido em alguma coisa, não se preocupem.
Essa poupança de um ano não tem vínculo algum com meus investimentos, eles estão separados e neles eu não mecho de forma alguma, meus CDBs e Tesouro direto estão seguros para a minha aposentadoria e são intocáveis.

Resultado de imagem para economias
Lembrem-se sempre que são as suas economias que vão te salvar de um futuro tenebroso, os teus amigos carpen dien não vão te ajudar em nada, quem fala que você tem que gastar, que vai morrer e não vai aproveitar nada são realmente os fudidos da vida, aqueles que estão sempre na pior, que nunca aprendem com o erro dos outros e nem com os próprios erros.

Se você tem uma grana reservada para imprevistos você não vai precisar se humilhar para nenhum parente pedindo dinheiro emprestado, não vai ficar na fila do SUS para ter uma consulta e vai conseguir procurar um emprego com mais confiança em si mesmo, pois você não está desesperado e isso conta muito.

Já li em alguns sites que a riqueza da sua vida pode ser medida por quantos anos você consegue viver sem trabalhar só com o que tem investido.

Só tenho uma reflexão para deixar do meu caso, eu trabalhei anos a fio, guardei dinheiro sempre, aproveitei para me divertir sem nenhum exagero e não me arrependo pelo que deixei de fazer, posso ter perdido algumas festas, deixado de viajar ou de comprar um carro zero, mas hoje estou preparado para enfrentar essa possível crise de bolsos cheios e de cabeça em pé!

Fica a dica!

$$$

8 comentários:

  1. Caro blogueiro,
    Se você investe em FIIs, poderia nos ajudar quanto a questão dos elevados custos das correspondências?
    Fiz um post a respeito do assunto e a sua colaboração será bem vinda!
    http://abacusliquid.com/cvm-regras-de-fiis/
    Abraço
    Uó!

    ResponderExcluir
  2. A melhor coisa de economizar, pra mim, é ter tranquilidade em momentos difíceis.
    Crises vem, isso é inevitável e muitas vezes não depende de nós. O que nos diferencia dos bonobos é tentar estar preparados pra elas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As crises, os acidentes, as doenças etc... Quem está preparado está sempre um passo a frente!

      Excluir
  3. Olá meu nobre amigo capital como anda ai pelos pampas?

    Seu colega se antecipou e fez essas cagadas devido ao grande mal do brasileiro que é o imediatismo.

    O brasileiro na sua maioria vive pelo desejo do consumismo sem medir as suas reais consequências e se perdem ao primeiro maço de dinheiro que veem em sua frente.

    Felizmente nós conhecedores deste sistema triturador do dinheiro nos preparamos para estes imprevistos fazendo nossas reservas e protegendo nosso capital a todo custo.

    Parabéns pela reserva meu amigo. Sigamos firme em nossos objetivos com a segurança e tranquilidade de uma boa reserva financeira.

    Grande Abraço

    ResponderExcluir
  4. Boa Mestre!

    Eu fico impressionado com a falta de preparo do brasileiro e sua ignorância econômica.

    Abração Mestre!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom. Estou procurando parceiros para meu Blog, gostaria que vc desse uma passada no meu e adicionasse ao blogroll. Já adicionei o seu aos meus blogs parceiros http://estoupobre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Muito bom! O ideal era ter 2 anos de salário guardado, mas parabéns pelo seu esforço. Tem que deixar na poupança mesmo, devido à liquidez, afinal é reserva de emergência. Um dia espero ter essa reserva também.

    ResponderExcluir